Pesquisa Personalizada

Bem-vindo ao Blog Lentes Rígidas (RGPs)

Estamos a disposição para dúvidas dos leitores. Se preferir, por favor utilizem o Fórum Ultralentes que está a disposição para trocar idéias, tirar dúvidas e solicitar ajuda. O endereço do fórum é: FÓRUM ULTRALENTES

___________________________________________________________

Como Colocar e Retirar suas Lentes Rígidas

Um tutorial explicativo em vídeo bastante didático sobre como colocar e retirar suas lentes de contato rígidas gás permeáveis (RGPs).


sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Dicas de Limpeza e Conservação de Lentes Rígidas

Um guia para manuseio, limpeza e conservação de suas lentes RGPs:


Para retirar as lentes após o uso:

1. Lave bem as mãos e seque-as antes de manipular suas RGPs.

2. Retire primeiro a lente do olho direito.

3. Coloque a lente sobre a palma de uma das mãos com a face convexa virada para baixo, de forma que a lente se acomode na concavidade da mão.

4. Com o dedo indicador ou o mínimo, retire cuidadosamente o excesso de lágrima que restou na lente após a retirada. Usando mínima pressão, faça movimentos circulares de forma que você retire a lágrima que ficou na lente.

5. Lave sua lente com shampoo J&J ou um detergente líquido gel neutro (poucas gotas são suficientes) e enxague com água filtrada ou solução salina.

6. Remova a água da lente sacudindo-a no ar ou soprando a mesma.

7. Utilize o produto de limpeza indicado pelo seu oftalmologista fazendo com que toda a superfície da lente esteja coberta.

8. Repita a operação com a lente do olho esquerdo.


Para inserir as suas lentes RGPs:

1. Lave bem as mãos e seque-as, retire a primeira lente do estojinho e examine toda a extensão da lente e borda para verificar se não há nenhum corpo estranho ou dano na lente.

2. Remova o produto das lentes esfregando a lente com o dedo indicador ou mínimo na superfície interna (côncava) da lente e com a superfície externa (convexa) na palma da outra mão.

3. Se quiser utilize soro fisiológico para enxaguar as lentes antes de inserí-las, mas lembre que o soro depois de aberto dura 24 horas fora da geladeira e 7 dias se armazenado dentro da geladeira. Evite encostar no bico do soro fisiológico.

4. Coloque o produto de sua preferência na lente, recomendado por seu médico, e insira a primeira lente.

5. Repita a operação com a outra lente.


Produtos recomendados para lentes RGPs:

Dentre os produtos disponíveis no mercado brasileiro para a limpeza de lentes de contato RGPs, destacam-se aqueles mais conhecidos e que tem fabricantes com sistemas homologados pela Agência Nacional de Saúde (ANVISA), os mais conhecidos são:

- Boston Simplus: maior viscosidade, solução multição, indicado para lavar, enxaguar e inserir as lentes RGPs

- Unique Ph: Solução multiuso, solução aquosa, bom para lavar, enxaguar e inserir as lentes.

- Opti Free Replenish: Ideal para lavar as lentes, acondicionar e inserir as lentes RGPs (embora seja indicado para lentes de silicone hidrogel, este produto pode ser utilizado para lentes RGPs.


O especialista tem que saber polir as lentes RGPs para pequenos ajustes:

A adaptação de lentes de contato rígidas requer uma avaliação ao vivo do paciente para saber se são necessárias pequenas modificações na lente de forma a proporcionar melhor conforto e melhor relação lente/córnea, assegurando o equilíbrio fisiológico corneano e sua proteção contra qualquer possibilidade de lesão. São poucos os profissionais que examinam um padrão de lágrima no biomicroscópio e com isso compreender se modificações se fazem necessárias. Também é necessário polimento quando as lentes apresentam algum risco ou depósito muco-proteico que não sai na limpeza diária comum, com o polimento as lentes podem ser revigoradas e durar mais um bom tempo confortáveis, seguras e assegurar uma boa visão.

Se o médico observar que é necessário modificação da lente, ele poderá fazer ele mesmo se possuir o conhecimento e o treinamento para isso, ou então deverá contar com um laboratório experiente que faça as modificações para ele. Geralmente essa segunda opção é um tanto falha, uma vez que a informação entre o médico o e o técnico no laboratório podem não funcionar devido a falha de comunicação, falta de conhecimento de ambos um na área do outro e principalmente por não ser um serviço personalizado. As vezes a lente pode voltar pior ainda do que estava anteriormente.

Esta é a razão que desenvolvi o conceito da Consultoria Digital Especializada, onde os oftalmologistas credenciados na Ultralentes produzem fotos digitais e filmes do padrão de fluorosceína, enviam ao nosso laboratório para que sejam feitas as alterações necessárias de maneira que possamos fazer lentes absolutamente personalizadas aos pacientes. Isso é especialmente importante nos pacientes com ceratocone, pois frequentemente esses pacientes precisam que suas lentes sejam ajustadas, principalmente quando são lentes que não tem uma boa qualidade.

As lentes RGP Ultralentes dificilmente necessitam de ajustes tal é o alto grau de qualidade e tecnologia envolvidas, e então se casos difíceis se apresenta, o oftalmologista credenciado faz uso da consultoria digital, fotografando e/ou filmando os testes para repassar ao laboratório Ultralentes.

Quando uma lente fica muito riscada ou com fortes depósitos de proteína da lágrima, é necessária sua substituição. Não é recomendado insistir com lentes muito velhas pois os riscos de problemas aumentam, além da qualidade e acuidade visual que diminuem substancialmente e progressivamente. Lentes bem cuidades podem durar até 3 ou mais anos, mas é de fundamental importância que o paciente visite o oftalmologista ou vá na clínica para avaliação de lentes a cada 12 meses no mínimo, isso se estiver tudo bem.

O polimento das lentes é uma atividade especializada, se não for feita por um técnico altamente qualificado as chances são de que as lentes fiquem ainda piores do que estavam, por essa razão é necessário ter certeza de que suas lentes são feitas por quem sabe realizar estas modificações com maestria. Desta maneira, a afirmação de que lentes rígidas são desconfortáveis passa a ser um mito.

20 comentários:

  1. adorei essas dicas ,, o video entao muito bom.
    Parabéns, tirou minhas dúvidas.obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá Viviane,

    Obrigado pelas suas palavras, este blog será atualizado mensalmente com novas informações, divulgue este blog para outras pessoas que possam aproveitá-lo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Só queria uma pequena dica: se posso usar optifree que é indicada pra lentes gelatinosas normalmente nas minhas lentes rígidas???

    ResponderExcluir
  4. Cristiano,

    Pode, o Optifree é um produto que pode ser utilizado nas lentes rígidas gás permeáveis. Mas lembre que existem outros bons produtos como Boston Simplus, UNique Ph entre outros produtos. O importante é que o produto proporcione uma boa assepsia e umectabilidade as lentes RGPs.

    ResponderExcluir
  5. Este detergente em gel neutro nas lavagens das lentes é o de cozinha para lavar louças?

    ResponderExcluir
  6. desculpe, mas utilizar água filtrada para lavar as lentes rgp's?
    eu fiz minha primeira adaptação com uma contatóloga, a qual me instruiu a jamais utilizar água para lavar as lentes, em última instância pode ser a filtrada, mas nem ela é recomendada por ter uma bactéria na água que, se ficar alocada entre a lente e o olho pode cegar em 24h... acho que o nome da bactéria é cantameba. então a utilização da água filtrada não apresenta esse risco?

    ResponderExcluir
  7. O video é otimo parece ser facil e simples, mas pra mim está mt dificil. Gente to com medo de ter gastado um dinheirao e nao usa-las, nao consigo por na regiao da bolinha do olho, entende??

    ResponderExcluir
  8. Re: Rafael

    Após o uso de suas lentes, para uma limpeza eficaz das lentes RGP (rígidas gás permeáveis) o uso de shampoo J&J neutro ou de um detergente gel neutro de cosinha (gotas) pode ser utilizado sim, o enxágue pode ser feito com água filtrada ou corrente, porém é IMPRESCINDÍVEL UTILIZAR OS PRODUTOS DE ASSEPSIA logo após, aqueles que foram indicados e orientados pelo seu oftalmologista.

    Para colocar as lentes no dia seguinte, utilize somente esses produtos recomendados.

    ___________________________________________________

    Re: Ricardo

    Sim Ricardo, desde que seja cumprida a orientação escrita acima, jamais deve-se lavar as lentes e enxaguar em água corrente, pois embora as lentes RGPs não absorvam a água como as gelatinosas há uma chance em cem mil de uma infecção por achantamoeba, e esse tipo de infecção, embora raro pode causar grandes transtornos ao paciente, podendo levar até mesmo a necessidade de transplante de córnea.

    Mas procedendo da maneira indicada (utilizando os produtos indicados logo após o enxágue não há problema), o que não deve ser feito é enxaguar e colocar as lentes nos olhos. É igualmente importante a higiene pessoal, lavar bem as mãos e fazer uma assespsia com freqüência (ao menos uma vez por semana) no estojinho das lentes RGPs.

    ___________________________________________________

    Re: Monique de Sá

    O vídeo serve para uma orientação, na verdade o oftalmologista ou a clínica onde você adaptou suas lentes deveria lhe dar o treinamento adequado e somente deixá-la sair com as lentes quando tivesse segurança para manuseá-las.

    Esperamos ter ajudado.
    Grato pela sua participação no Blog C&T.

    ResponderExcluir
  9. olá,

    gostaria de saber se existe algum produto que ajude na remoção de proteinas da lente RGP. Uso esse tipo de lente há anos, e no momento apenas uma parece estar muito suja enquanto a outra parece estar normal. Acredito que tenha havido um grande deposito de ptn nessa lente, e gostaria de saber se existe algum produto especifico para esse tipo de lente que auxilie na temoçao de ptn.. Já faço uso do optifree replenish gosto bastante. Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Queria saber se há problemas mudar de produto?

    Uso o Opti-free refresh, no rub, ou aqui no Brasil: Sem fricção. No entanto, meu oftalmo indicou a lavação da lente com friccção a cada 10 dias no mínimo, queria saber se posso usar o Unique PH por exemplo que é para fricção. Será que são compatíveis? Ou seja, lavo e fricciono com Unique PH e enxáguo e deixo a lente guardada com Opti-Free????

    ResponderExcluir
  11. Uso lentes de contato gás permeáveis há muitos anos. Na penúltima consulta a um oftalmologista (em dezembro/2009) ele me disse que POSSO usar o Opti-Free Express para a assepsia de minhas lentes. Já outro oftalmologista que consultei agora em junho de 2010 disse-me para usar apenas o Boston Simplus. Agora estou com um frasco grande Opti-Free Express quase cheio e gostaria de saber se não posso aproveitá-lo já que estes produtos custam caro.

    ResponderExcluir
  12. alguém usa a hidro health rgp? não vi citarem sobre o produto aqui, e soh me entregaram as lentes,nao me deram orientaçoes,eu estou usando para lava-las e depois coloca-las no potinho,junto com esse produto.Achei ele muito caro,tem algo melhor ou igual e mais barato?

    ResponderExcluir
  13. Olá, sabe me dizer onde faço o polimento das lentes rígidas?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Meu filho de 8 anos ta com astigmatismo 5,25 d e 6 e,, e uma ma formação nas córneas, que ainda não é ceratocone diagnostico feito na tomografia, iniciamos c lentes rígidas a 12 dias , mas esta escorregando a do olho esquerdo, o que será. isso começou a 3 dias... alguém me ajude

    ResponderExcluir
  15. Comecei a usar lentes rigida a uma semana e a do olho direito encaixa perfeitamente mas a demolho esquerdo fica mais pra baixo isso e normal

    ResponderExcluir
  16. Comecei a usar lentes rigida a uma semana e a do olho direito encaixa perfeitamente mas a demolho esquerdo fica mais pra baixo isso e normal

    ResponderExcluir
  17. Tenho recreativos, uso lentes rígidas há mais de 40 anos uso detergente neutro na limpeza e exago na água corrente, lavo meu estojo poucas vezes e nunca tive uma infecção ou conjuntivite; conselho: já ouvi de tudo de contatologos, não aconselho ser tão radical como eu, mas menos frescura é bom, e não se submetam à laboratórios inescrupulosos que tem produtos a preços exorbitantes que manipulam a verdade, inclusive par os contatologos para vender seus produtos. Vale para lentes duras, outros tipos não tenho embasamento para comentar.

    ResponderExcluir
  18. Posso usar o bio soak nas minhas lentes pra lavar e deixar na caixinha??

    ResponderExcluir